Jovem Aprendiz

O Programa de Aprendizagem Profissional(Jovem Aprendiz Elevar ) tem como objetivo a formação técnico-profissional metódica para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência, visando a inclusão no mundo do trabalho e formação cidadã, política, resgatando, fortalecendo e desenvolvendo o protagonismo por meio de reflexão crítica permanente, como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia para o convívio social.

O Programa

O programa tem como base a Lei 10.097/2000(Lei da Aprendizagem), regulamentada pelo Decreto nº 9.579/2018, o Decreto nº 11.479/2023 de 06 de abril de 2023, a Lei municipal nº 12.755, de 31 de março de 2023 e demais legislações vigentes pertinentes a Aprendizagem.

A metodologia e os conteúdos ofertados, favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades para a formação pessoal e profissional, exercício da cidadania e a construção do projeto de vida dos aprendizes.

Para participar do Programa é necessário que os aprendizes estejam cursando o ensino fundamental e médio ou tenham concluído o ensino médio, oriundos de escolas públicas, assegurando prioridade de atendimento nos casos, conforme prevê decreto nº 11.479, de 6 de abril de 2023.

Metodologia do Programa

O programa será realizado de forma presencial com a equipe e multidisciplinar do Instituto Elevar. Com a aprovação na entrevista, a equipe técnica do programa fará a orientação ao adolescente/jovem e familiar responsável, com o objetivo de informar sobre a importância do acompanhamento da família/responsáveis,  em todo o processo de formação do aprendiz, além de orientações sobre o contrato, funcionamento do programa, bem como os direitos e obrigações relacionadas à lei de aprendizagem.

Após todo processo de seleção e assinaturas de contratos, os aprendizes selecionados participarão de uma jornada de imersão nos primeiros 10 dias de forma presencial e após esse período os aprendizes serão encaminhados para atuação prática nos locais de trabalho.

A carga horária dos aprendizes poderá ser de 4 ou 6 horas diárias.